segunda-feira, 15 de maio de 2017

Entendendo as etapas do Cronograma Capilar




Oie meus amores, ainda tem muitas pessoas que não sabem o que é CC e nem para que serve cada etapa dele, resumido o CC é: Uma forma de agendar os cuidados do seu cabelo, de forma a repor, de forma balanceada, tudo que ele precisa. Pra isso, são necessárias duas coisas: conhecer o seu cabelo pra saber o que ele mais precisa e saber o que são e que produtos usar nas 3 etapas do cronograma. Se você ainda tá descobrindo o seu cabelo e não sabe do que ele precisa agora, o teste de porosidade pode te ajudar. É bem simples, você só vai precisar de um recipiente com água e um fio do seu cabelo. Depois de fazer o teste você vai saber do que o seu cabelo precisa mais e assim, montar o seu cronograma de forma mais eficaz.
O teste com o copo vai mostrar se a sua porosidade capilar está baixa, média/normal ou alta:

Agora vamos saber mais sobre cada etapa? 
Hidratação: Reposição de água, necessários para o fio continuar resistente, maleável e brilhante. A hidratação é feita de forma bem simples, aplicando produtos específicos (máscaras com propriedades nutritivas) nos fios molhados e deixando-os um tempo para serem absorvidos pelo cabelo, em geral 10 a 20 minutos. Para ser considerada uma hidratação, os produtos não podem ter queratina, aminoácidos ou produtos químicos como formaldeídos. Nesse caso, eles se tornam tratamentos diferentes, com poder de reconstrução e não de hidratação. A hidratação pode ser feita com a polpa de algumas folhas ou frutos como por exemplo: Babosa (Aloe Vera) e Polpa de Abacate.
As máscaras hidratante trazem em sua composição esses componentes abaixo, um ou mais deles: Extratos vegetais de plantas ou frutas; Pantenol; Glicerina; Aloe Vera (babosa); Silicones; Vitaminas;
Mel e açúcares.

Nutrição ou Umectação: É feita para repor os lipídios, ou seja, a gordura e oleosidade dos fios. Precisamos dessa gordura (lipídio) para manter os cabelos saudáveis e alinhados. A umectação que mais dá resultado é feita com óleos vegetais, mas ela pode ser feita com máscaras nutritivas, geralmente essas máscaras nutritivas podem ser identificadas na embalagem ou na fórmula. A nutrição traz brilho aos cabelos, confere força, vitalidade, sela a hidratação no fio e acaba com as pontas duplas e ressecadas.
As máscaras nutritivas trazem em sua fórmula esses componentes a seguir, podendo ter um deles ou mais no mesmo produto.Óleos vegetais (óleo de argan, macadâmia, amêndoas, semente de uva, coco, linhaça, oliva); Manteigas vegetais (karité, cupuaçu, cacau, abacate) ; Ceramidas; Tutano vegetal ou animal .

Reconstrução: Através de processos químicos, o cabelo perde massa. O extremo da perda de massa capilar é o corte químico, que é quando o cabelo está com a cutícula tão aberta, tão oco por dentro que não resiste mais a nenhuma química e simplesmente quebra. A reconstrução capilar é feita para repor a massa e queratina do fio, ou seja, é feita para fortalecer os fios, devolvendo a massa, proteína e aminoácidos, que podem ser perdidos naturalmente ou nos processos químicos.
As máscaras  de reconstrução possuem em sua composição esses componentes a seguir, um ou mais deles:Queratina, Creatina, Arginina, Cisteína, Colágeno, Proteína hidrolisada do trigo, milho, Aminoácidos.
E aí, gostaram? ajudei você? Espero que sim! Tentei resumir ao máximo pra não ficar um post muito cansativo.
Beijos até *-*

21 comentários:

  1. Precisava mesmo saber pra que serve cada etapa... Senpre confundo kk

    ResponderExcluir
  2. Amoooo CC, gente, salva o cabelo né? Meu deus, parece que ontem meu cabelo estava só a palha de tão danificado, e hoje, 2 meses depois de iniciar o CC parece outra cabelo! Amooooo

    ResponderExcluir
  3. Você me ajudou muito! Já conhecia o teste de porosidade, mas não sabia muito bem como agir diante dele! Essas dicas que você deu são incríveis! Também nunca me apeguei ao cronograma capilar por não saber muito bem como fazer! Mas você fez um post mara!

    ResponderExcluir
  4. Oii, achei magnífico seu post! Muito bem explicado. quem tinha dúvidas, é ler que esclarece. Eu já fiz o CC e deu um resultado taaaaao bom. Se eu pudesse faria sempre sempre. Mas o tempo é tão corrido né. Parabéns pelo post e sucesso!!
    www.resenhasumrabiscoeumcafe.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por saber que o post ficou bom e que vai ajudar nas duvidas <3

      Excluir
  5. Olá! Já conhecia o Cronograma Capilar mas nunca tinha visto esse teste da porosidade. Achei ótimo e em breve, testarei o meu... Tenho uma preguiça que só para cuidar do meu cabelo mas, é necessário né? Não dá para ficar com a juba regaçada hahaha
    Excelente post. Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que tbm tenho uma preguiça de cuidar do meu cabelo haha mas esse teste ajuda muito

      Excluir
  6. Já vi esse truque do copo com água e acho incrível, ainda não fiz com meu cabelo, mas tenho muita vontade e descobrir oq meu cabelo realmente precisa.
    O post ficou muito legal!
    Beijão
    Meu Melhor Momento

    ResponderExcluir
  7. Meu cabelo ta precisando de um, seu post me ajudou demais.

    ResponderExcluir
  8. Aaaah😍❤ eu amo post sobre cabelo, porque meu mimo é meu cabelo e quero cuidar dele. ❤❤ sucesso! Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá!!

    Não sabia desse teste da água, ok, não sabia de nada que você falou no post.Eu escutava falar do cronograma, mas só por alto ninguém nunca parou para realmente explicar como funciona e para que serve cada etapa. Vou fazer o meu teste, mas tenho 90% de certeza que meu cabelo vai boiar. Parabéns pelo post, ajudou muito.

    beijos e Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  10. O meu cabelo está clamando por cuidados! (risos) Admito que ando muito descuidada e um CC cairia maravilhosamente bem! Já fiz algumas vezes e sempre funcionou. É batata, basta a gente dedicar um pouco mais de tempo no cuidado dos cabelos, ou seja lá o que for, que os resultados aparecem. Mesmo já conhecendo a técnica o seu post apareceu em ótima hora! Parabéns.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Eu sempre me perdia ao fazer o cronograma e depois hidratar meu cabelo.
    Mas achei uma tabela parecida com essa na net e fui seguindo o passo a passo.
    Sua postagem está de parabéns e me ajudou em algumas dúvidas que ainda tinha a respeito.
    Beijinhos e Sucesso!

    www.segredosdajuhcosta.com

    ResponderExcluir
  12. Me ajudou a entender melhor cada etapa. Obrigada!
    Faz um post de como fazer um CC?

    ResponderExcluir
  13. Uou! Eu nunca tinha lido um post tão legal sobre cronograma capilar e sempre achava que a questão era apenas seguir um passo-a-passo de hidratação, que, na minha cabeça, era quase que o mesmo que nutrição e reconstrução! ehehe Totalmente leiga no assunto! rs
    Fiquei curiosa com o teste do fio e peguei um aqui só pra fazer e ver como meu cabelo está. O fio praticamente todo boiou na água, então acho que ele tá ok, só precisando hidratar pra manter, mas a pontinha do fio deu uma leve afundada, aí fiquei pensando se ela está mais pra necessidade de uma nutrição! ehehe
    Adorei o post, super instrutivo e tirou dúvidas que eu mal sabia que tinha! <3
    xoxo

    ResponderExcluir
  14. Cara, eu achei fantástico esse teste de porosidade, super simples e eficiente! Acredita que estou com os produtos para fazer um cronograma capilar e ainda não fiz? Já li muitas coisas sobre cronograma capilar, mas achei seu post super completo e explicativo. Beijão!



    http://missdiva.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Muito bom o post, bem detalhado! Eu já fiz esse teste e realmente funciona, é simples e claro! Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir